E, por fim, meu Imaculado Coração triunfará!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Se Ele não tivesse vindo...

"... Ele será chamado pelo nome de Emanuel... Deus conosco." (Mt 1.23.)
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu..." (Is 9.6.)


Há alguns anos foi publicado um curioso conto de Natal, com os dizeres: "Se Cristo não tivesse vindo":

Falava de um pastor que adormeceu em seu escritório numa manhã de Natal e sonhou com um mundo para o qual Jesus nunca tinha vindo.

Em seu sonho, viu-se andando pela casa: mas lá não havia presentes no canto da lareira, nem árvore de Natal, nem coroas enfeitadas; e não havia Cristo para confortar, alegrar e salvar.

Andou pelas ruas, mas não havia igrejas com suas torres agudas apontando para o Céu.

Voltou para casa e sentou-se na biblioteca, mas todos os livros sobre o Salvador tinham desaparecido.

Alguém bateu-lhe à porta, e um mensageiro pediu-lhe que fosse visitar uma pobre mãe à morte.

Ele apressou-se a acompanhar o filho choroso; chegou àquela casa e disse: - Eu tenho aqui alguma coisa que a confortará. Abriu a Bíblia, procurando alguma promessa bem conhecida, mas viu que ela terminava em Malaquias.

E não havia evangelho, nem promessa de esperança e salvação. E ele só pôde abaixar a cabeça e chorar com a enferma em angústia e desespero. Não muito depois, estava ao lado de seu caixão, dirigindo o ofício fúnebre, mas não havia mensagem de consolação, nem palavra de ressurreição gloriosa, nem Céu aberto; mas somente "cinza a cinza e pó ao pó" e um longo e eterno adeus.

O pastor percebeu, afinal, que "Ele não tinha vindo". E rompeu em lágrimas e amargo pranto, em seu triste sonho. De repente, acordou ao som de um acorde. E um grande brado de júbilo saiu-lhe dos lábios, ao ouvir, em sua igreja ao lado, o coro a cantar:

Cristãos, vinde todos
Com alegres cantos
ó vinde, ó vinde
Até Belém.
Vede o nascido,
vosso Rei eterno.
Ó vinde, adoremos
Ó vinde, adoremos
Ó vinde, adoremos
O Salvador

“Mas o anjo disse aos pastores: “Não tenham medo! Eu anuncio para vocês a Boa notícia, que será uma grande alegria para todo povo, hoje na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o, o Salvador, que é Cristo, o Senhor." (Lc 2.10,11 )

Que nosso coração possa se derramar em compaixão pelos povos que não têm o dia bendito do Natal de Cristo. "Ide para as vossas casas, fazei um bom jantar, tomai bebidas doces, e reparti com aqueles que nada têm pronto; porque este dia é um dia de festa consagrado ao nosso Senhor; não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força.” (Ne 8.10)


FELIZ NATAL !!!


fONTE: http://www.loreto.org.br/dez2009_conto_natal.asp

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A IMITAÇÃO DE CRISTO (Segunda parte)

14. Como se deve evitar o juízo temerário
  1. Relanceia sobre ti o olhar e guarda-te de julgar as ações alheias. Quem julga os demais perde o trabalho, quase sempre se engana e facilmente peca; mas, examinando-se e julgando-se a si mesmo, trabalha sempre com proveito. De ordinário, julgamos as coisas segundo a inclinação do nosso coração, pois o amor-próprio facilmente nos altera a retidão do juízo. Se Deus fora sempre o único objetivo dos nossos desejos, não nos perturbaria tão facilmente qualquer oposição ao nosso parecer.
  2. Muitas vezes existe, dentro ou fora de nós, alguma coisa que nos atrai e em nós influi. Muitos buscam secretamente a si mesmos em suas ações, e não o percebem. Parecem até gozar de boa paz, enquanto as coisas correm à medida de seus desejos; mas, se de outra sorte sucede, logo se inquietam e entristecem. Da discrepância de pareceres e opiniões freqüentemente nascem discórdias entre amigos e vizinhos, entre religiosos e pessoas piedosas.
  3. É custoso perder um costume inveterado, e ninguém renuncia, de boa mente, a seu modo de ver. Se mais confias em tua razão e talento que na graça de Jesus Cristo, só raras vezes e tarde serás iluminado; pois Deus quer que nos sujeitemos perfeitamente a ele e que nos elevemos acima de toda razão humana, inflamados do seu amor. 
16. Do Sofrer os defeitos dos outros
  1. Aquilo que o homem não pode emendar em si mesmo ou nos demais, deve-o tolerar com paciência, até que Deus disponha de outro modo. Considera que talvez seja melhor assim, para provar tua paciência, sem a qual não têm grande valor nossos méritos. Todavia, convém, nesses embaraços, pedir a Deus que te auxilie, para que os possas levar com seriedade.
  2. Se alguém, com uma ou duas advertências, não se emendar, não contendas com ele; mas encomenda tudo a Deus para que seja feita a sua vontade, e seja ele honrado em todos os seus servos, pois sabe tirar bem do mal. Procura sofrer com paciência os defeitos e quaisquer imperfeições dos outros, pois tens também muitas que os outros têm de aturar. Se não te podes modificar como desejas, como pretendes ajeitar os outros à medida de teus desejos? Muito desejamos que os outros sejam perfeitos, e nem por isso emendamos as nossas faltas.
  3. Queremos que os outros sejam corrigidos com rigor, e nós não queremos ser repreendidos. Estranhamos a larga liberdade dos outros, e não queremos sofrer recusa alguma. Queremos que os outros sejam apertados por estatutos e não toleramos nenhum constrangimento que nos coíba. Donde claramente se vê quão raras vezes tratamos o próximo como a nós mesmos. Se todos fossem perfeitos, que teríamos então de sofrer nós mesmos por amor de Deus?
  4. Ora, Deus assim o dispôs para que aprendamos a carregar uns o fardo dos outros; porque ninguém há sem defeito; ninguém sem carga; ninguém com força e juízo bastante para si; mas cumpre que uns aos outros nos suportemos, consolemos, auxiliemos, instruamos e aconselhemos. Quanta virtude cada um possui, melhor se manifesta na ocasião da adversidade; pois as ocasiões não fazem o homem fraco, mas revelam o que ele é.
Pessoal, esse livro é INCRIVEL, vale apena comprá-lo e lê-lo com atenção e zelo. Nesse Natal vou dá-lo de presente a uma pessoa muito especial, minha irmã mais velha. Foi ela quem me inspirou e despertou em mim o desejo e o amor pela catequese.