O PURGATÓRIO EXISTE?
A DOUTRINA DO PURGATÓRIO E AS INDULGÊNCIAS
O que é Purgatório?
Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrarem na alegria do Céu.
Catecismo da Igreja Católica nº 1030
É um Dogma de Fé e por isso nenhum cristão pode colocar em dúvida sua existência. A Santa Igreja, baseando-se na Sagrada Escritura e na Tradição, definiu basicamente nos Concílios de Florença e de Trento o que devemos acreditar sobre este assunto.
Estado de espírito onde as almas pagam as dívidas à Justiça Divina.
É muito importante saber que...
As almas do Purgatório já não podem mais merecer, isto é, não têm a possibilidade de alcançar méritos, não podem fazer nada para merecer a vida eterna, precisam de nós que ainda temos à nossa disposição os Tesouros da Redenção, que é formado pelos os Méritos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Bem-aventurada Virgem Maria e dos Santos.
Isto entenderemos melhor mais adiante...
“Entre o último suspiro, e a eternidade, há um abismo de misericórdia”. São Francisco de Sales
O Purgatório na Palavra de Deus
A doutrina sobre o Purgatório não está explícita na Bíblia Sagrada, no entanto, algumas passagens dão as idéias fundamentais de sua existência.
· Em 2 Macabeus 12, 39-46 – “...puseram-se em oração para pedir que o pecado cometido fosse cancelado”. “...ele mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos de seu pecado”.
· Em Mateus 5, 25-26 – “...dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.
· Em Mateus 12, 31-32 – “...não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro”.
· No Apocalipse 21, 27 – “Nela jamais entrará algo de imundo”.
Por que motivos podemos ir para o Purgatório?
Todo pecado trás como conseqüência duas coisas: A culpa e a pena (pena eterna + pena temporal). Pela verdadeira contrição e pelo Sacramento da Reconciliação, ficam perdoadas a culpa e a pena eterna. Todavia, permanece a pena temporal, o dever da penitência e da reparação do mal que cometemos. Fica uma dívida que devemos pagar à Justiça de Deus, nesta vida ou no Purgatório.
elas Indulgências podemos diminuir e até apagar toda a pena temporal. Sobre as indulgências falaremos adiante...
Assim podemos resumir os motivos que nos levam ao Purgatório:
1º - pelos pecados veniais não remidos ou perdoados neste mundo;
2º - pelas inclinações viciosas deixadas em nossa alma pelo hábito do pecado e
3º - pela pena temporal devida a todo pecado mortal ou venial cometido depois do batismo e não expiado ou expiado insuficientemente nesta vida.
Continua...
**********************************************
Fonte: http://www.recadosaarao.com.br/index.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário