E, por fim, meu Imaculado Coração triunfará!

sábado, 16 de janeiro de 2010

FELIZ ANO NOVO??

Em meio a tantas castátrofes naturais, tantas lágrimas, será que ainda posso desejar um FELIZ ANO NOVO?
A virada do ano começou com mortes aqui no Brasil e nem demorou muito para acontecer uma das maiores tragédias já vistas por mim nestes 32 anos de vida:  A "morte do Haiti". Não tem como não sofrer, chorar ,se emocionar em meio a tantas imagens de dor e sofrimento, quem tem sentimento fica profundamente emotivo ao ver aquelas pessoas num estado de desgraça. Mas afinal, vocês já ouviram falar no Haiti antes de tudo isso acontecer?





fotos retiradas do site: http://tonyramos.com.br/docs/2010/01/haiti-visao-aerea/


HAITI

País nas Índias Ocidentais, no leste da América Central, ocupando um terço da Ilha Hispaniola (Haiti e República Dominicana) no mar do Caribe. É localizado na parte oeste da ilha e possui nove províncias. Sua costa é recortada pelo Golfo de Gonâves e concentra várias ilhas, sendo as principais Gonâve e Tartaruga. A ilha de Hispaniola foi descoberta por Colombo (Espanha) em 1492. No final do século XVI, quase todos os índios arauaques, seus primitivos habitantes, foram dizimados. A parte ocidental da ilha, onde hoje fica o Haiti, foi cedida à França pela Espanha em 1697 e renomeada Saint Domingue. Haiti foi transformado em centro de trabalho escravo e veio a ser o maior produtor de açúcar e café do mundo.

Após a Revolução Francesa, os escravos do Haiti cujo número superava em dez vezes o de franceses e mestiços, se rebelaram e massacraram seus senhores. Em 1801, Toussaint l'Ouverture, um ex-escravo, conquistou a ilha para a França expulsando as forças inglesas e espanholas e aboliu a escravatura. Os generais Jacques Dessalines e Alexandre Pétion finalmente expulsaram os franceses em 1803. Em 1804, Jean-Jacques Dessalines proclamou-se imperador e declarou a independência do Haiti, a primeira república negra no mundo, e a segunda nação independente nas Américas. Um novo período de instabilidade leva à divisão do país em dois e a parte ocidental (atual República Dominicana) é retomada pela Espanha. 

A influência africana é marcante em práticas religiosas como o Vodu. Apesar do catolicismo ser a religião do estado, 75% da população do país pratica o voodooismo (mistura do espiritismo africano e bruxaria), o qual atinge a todas as classes da sociedade. Em 1791, Haiti foi dedicado a Satanás. A Associação Nacional dos Praticantes do Vodu tem feito todos os esforços para intimidar os crentes, principalmente aqueles que pregam contra tal engano. O presidente Jean-Bertrand Aristide rededicou a nação ao Voodooismo em 1991 como "herança cultural" do país e logo depois foi deposto da presidência. Haiti é considerado o país mais pobre do hemisfério ocidental e o de menor índice de desenvolvimento humano. Além de sua super população, o país tem sido devastado pela erosão, secas, fome e voodooismo. Apesar de o francês ser um dos idiomas oficiais, ele é falado por menos de 20% dos haitianos. A grande maioria usa o crioulo, língua que mistura elementos de espanhol, inglês, francês e dialetos africanos. 



Quando tiramos o foco de DEUS, porque temos o livre arbitrio e podemos fazer nossas escolhas livremente,
Ele respeita nossa vontade e se afasta de nós por alguns metros e quando ficamos "largados" a nossa própria sorte tudo pode acontecer conosco.
Não digo aqui que esse fato trágico foi um CASTIGO DIVINO, mas digo que definitivamente não podemos servir a dois senhores: Deus e o demônio, até porque esses segundo aí é falso, vingativo e traiçoeiro. Convido a todos para juntos fazermos uma corrente de oração pelas vítimas dessa catástrofe, pois todos nós poderemos ajudar de alguma maneira.

A Paz de Jesus Cristo!

Élida Juliana


Um comentário:

  1. COM CERTEZA, NÃO FOI DEUS QUE FEZ ESSA TRAGÉDIA, COMO VOCÊ MESMA DISSE dEUS POR SER TÃO MISERICORDIOSO COM SEUS FILHOS NOS DEU LIVRE ARBÍTRIO MAS A MAIORIA DOS HOMENS POR ESCOLHER O LADO ERRADO (PRINCIPALMENTE OS lÍDERES) SÃO OS UNICOS CAUSADORES DE TODOS OS PROBLEMAS DO MUNDO, MESMO QUE O PROBLEMA SEJA NATURAL TENHO CERTEZA DE QUE NÃO FOI DEUS QUEM CAUSOU.
    COM CERTEZA UNIDO COM VOCÊS VOU REZAR PELO HAITI E POR TODO MUNDO, E SEI QUE DEUS ESTÁ LÁ NO LADO DO SEU POVO QUE ESTÁ SOFRENDO.
    SÓ QUANDO NÓS HOMENS E MULHERES SEGUIMOS OS ENSINAMENTOS DO NOSSO MESTRE JESUS CRISTO É QUE O MUNDO VAI SER MELHOR!!!
    COMENTÁRIO DE SEU PRIMO EDSON (MINISTRO EXTRAORDINÁRIO DA EUCARISTIA)FILHO DO ZILDO. uM GRANDE ABRAÇO PARA VOCÊ PRIMA E CONTINUE COM O BLOG É MUITO IMPORTÂNTE PARA O BRASIL, SE PRECISAR DE MIM CONTE COMIGO! edprofsilva@ig.com.br

    ResponderExcluir