E, por fim, meu Imaculado Coração triunfará!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Como a transfiguração de Cristo afeta você

Quatro homens haviam acabado de subir a um alto monte. Lá em cima, aconteceu algo surpreendente. Enquanto três atônitos discípulos de Jesus Cristo observavam, ele sofreu uma mudança diante de seus olhos. Escute, à medida que o evangelista Marcos relata este emocionante evento:

Seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. E transfigurou-se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal, que nenhum lavadeiro sobre a terra as pode fazer assim tão brancas. Apareceram-lhes Elias e Moisés, e falavam com Jesus. Pedro tomou a palavra: Mestre, é bom para nós estarmos aqui; faremos três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias. Com efeito, não sabia o que falava, porque estavam sobremaneira atemorizados. Formou-se então uma nuvem que os encobriu com a sua sombra; e da nuvem veio uma voz: Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o. E olhando eles logo em derredor, já não viram ninguém, senão só a Jesus com eles. (Marcos 9,2-8)

Imagine só! O rosto de Jesus brilhava como o próprio sol. (Mateus 17,2) Sua roupa estava cintilante, “muito mais branca do que qualquer lavadeiro na terra poderia alvejar”. Ouviu-se o som da poderosa voz do próprio Deus fazendo uma declaração sobre Seu Filho. Que maravilhoso evento! A palavra grega aqui traduzida “transfigurado” significa “assumir outra forma”. Ela aparece também em Romanos 12,2, onde os cristãos são aconselhados a ‘ser transformados’ por reformar a mente. — An Expository Dictionary of New Testament Words (Dicionário Expositivo de Palavras do Novo Testamento), de W. E. Vine, Volume IV, página 148.
Sim, ocorreu um dramático evento quando Jesus foi transfigurado pouco depois da Páscoa de 32. O que levou a esse milagre? Tem um objetivo especial? Por que Moisés e Elias estavam envolvidos? E como a transfiguração de Cristo afeta você?

Eventos Precedentes

Antes de subirem ao monte, Jesus e seus discípulos estavam na vizinhança de Cesaréia de Filipe. Visto que esta cidade ficava a cerca de 25 quilômetros ao sul do monte Hermom, a transfiguração talvez tenha ocorrido em um dos seus elevados contrafortes.
Enquanto caminhavam para o “alto monte”, Jesus perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” Eles responderam: “João Batista, e outros, Elias, ainda outros, Um dos profetas.” Então Cristo perguntou: “Vós, porém, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Cristo.” Diante disso, Jesus “os advertiu estritamente que não dissessem isso a ninguém a respeito dele. Principiou também a ensinar-lhes que o Filho do homem tinha de passar por muitos sofrimentos e ser rejeitado pelos anciãos e pelos principais sacerdotes, e pelos escribas, e ser morto, e que tinha de ser ressuscitado três dias depois”. — Marcos 8,27-31.
Jesus fez então a seguinte promessa: “Há alguns dos que estão parados aqui, que não provarão absolutamente a morte, até que primeiro vejam o reino de Deus já vindo em poder.” (Marcos 9,1; Mateus 16,28) Esta promessa cumpriu-se “seis dias depois”, quando Jesus estava orando e foi transfigurado perante Pedro, Tiago e João. Lucas diz que isto ocorreu “oito dias” depois, pelo visto por ter incluído o dia da promessa e o do cumprimento. — Mateus 17,1, 2; Marcos 9,2; Lucas 9,28.

Nem Sonho nem Irrealidade

A transfiguração de Jesus não foi um sonho. Os três apóstolos não teriam tido o mesmo sonho, e Jesus a chamou de “visão”. Isto não implica uma irrealidade, pois a palavra grega usada em Mateus 17,9 é traduzida “[o] que via”, em outro lugar. (Atos 7,31) Portanto, os observadores estavam plenamente despertos e, com seus olhos e ouvidos, realmente viram e ouviram o que estava acontecendo. — Lucas 9,32.
Bem acordado, mas não sabendo o que dizer, Pedro sugeriu que se armassem três tendas — uma para Jesus, uma para Moisés e outra para Elias. (Lucas 9,33) A nuvem que se formou enquanto Pedro falava evidentemente indicava a presença de Deus no monte, como se dava com a tenda de reunião, de Israel, no ermo. (Êxodo 40,34-38; Lucas 9,34) E certamente os apóstolos não estavam sonolentos quando “Deus, o Pai”, declarou: “Este é meu Filho, em quem tenho posto todo o meu afeto. Escutai-o.” — 2 Pedro 1,17.18; Lucas 9,35.

Por Que Moisés Foi Visto

Quando ocorreu a transfiguração, Moisés já estava morte séculos antes. Como Davi, ele não havia sido ressuscitado e, portanto, não se achava presente em pessoa. (Atos 2,29-31) Mas por que Moisés foi visto com Cristo nessa visão?
Deus dissera a Moisés: “Suscitar-lhes-ei do meio dos seus irmãos um profeta semelhante a ti; e deveras porei as minhas palavras na sua boca e ele certamente lhes falará tudo o que eu lhe mandar.” (Deuteronômio 18,18) Pedro aplicou esta profecia especificamente a Jesus Cristo. (Atos 3,20-23) À parte de Jesus, Moisés foi o maior profeta que Deus enviou à nação de Israel.
Existem similaridades entre Moisés e Jesus Cristo, o Moisés Maior. Por exemplo, quando eram criancinhas, a vida dos dois foi posta em perigo por governantes tirânicos, mas Deus cuidou de que os bebês fossem poupados. (Êxodo 1,20-2:10; Mateus 2,7-23) Já adultos, ambos passaram 40 dias jejuando no início de suas respectivas carreiras como servos de Deus. (Êxodo 24,18; 34:28; Deuteronômio 9,18, 25; Mateus 4,1. 2) E tanto Moisés como Jesus realizaram milagres pelo poder de Deus. — Êxodo 14,21-31; 16,11-36; Salmo 78,12-54; Marcos 4,41; Lucas 7,18-23; João 14,11.
Deus usou Moisés para libertar Israel da escravidão egípcia, assim como Jesus proporciona libertação espiritual. (Êxodo 12,37-14,31; João 8,31.32) Moisés teve o privilégio de mediar o pacto da Lei entre Deus e os israelitas, ao passo que Jesus é o Mediador da Nova Aliança. (Êxodo 19,3-9; 34,3-7; Jeremias 31,31-34; Lucas 22,20; Hebreus 8,3-6; 9:15). Fazendo com que Moisés aparecesse junto com o transfigurado Jesus, Deus mostrou que Cristo serviria nessas qualidades em escala muito mais grandiosa.

Por Que Elias Apareceu

Embora o profeta Elias, já morto, não tivesse sido ressuscitado, era apropriado que aparecesse na visão da transfiguração. Elias efetuou uma grande obra no que diz respeito a restaurar a adoração de Deus entre os israelitas. Jesus Cristo fez o mesmo enquanto na terra e trouxe o Reino de Deus entre nós. O profeta Malaquias mostrou que a obra de Elias prefigurou atividades futuras. Através de Malaquias, Deus disse:

Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor, e ele converterá o coração dos pais para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, de sorte que não ferirei mais de interdito a terra. — Malaquias 4,5. 6.

Esta profecia teve cumprimento em miniatura na obra de João Batista. Jesus salientou isto após a transfiguração, quando seus discípulos perguntaram por que os escribas diziam que Elias tinha de vir primeiro — antes do aparecimento do Messias. Jesus disse: “Elias, de fato, vem e restabelecerá todas as coisas. No entanto, eu vos digo que Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele o que quiseram. Do mesmo modo também o Filho do homem está destinado a sofrer às mãos deles.” O relato acrescenta: “Os discípulos perceberam então que lhes falara de João Batista.” — Mateus 17,10-13.
João efetuou uma obra semelhante à de Elias ao batizar judeus que se arrependiam dos seus pecados contra a aliança da Lei. Mais importante ainda, João foi o precursor do Messias e apresentou Jesus Cristo. (Mateus 11,11-15; Lucas 1,11-17; João 1,29) Mas por que era a obra de João apenas um cumprimento em miniatura da profecia de Malaquias?
Na visão, Elias foi observado falando com Jesus. Isto ocorreu depois da morte de João Batista, sugerindo assim que uma obra semelhante à de Elias seria feita no futuro. Ademais, a profecia mostrou que esta obra seria feita antes do “grande e temível dia do Senhor”.

O Objetivo Dela

A transfiguração deve ter fortificado Jesus para os sofrimentos e para a morte que estava prestes a enfrentar. Ouvir seu Pai celestial falar dele como Seu Filho amado deve ter fortalecido a fé de Jesus. Mas o que fez a transfiguração em favor de outros?
A transfiguração de Jesus também fortaleceu a fé dos observadores. Incutiu na mente deles que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Deveras, visto que o Verbo de Deus estava então no meio deles, eles ouviram a voz do próprio Deus declarar: “Este é meu Filho, o amado, em quem me comprazo.” Embora Deus tivesse dado um testemunho similar quando Jesus foi batizado, durante a transfiguração Deus acrescentou que os discípulos deviam escutar a Seu Filho. — Mateus 3,13-17; 17,5; João 1,1-3, 14.
A transfiguração fortaleceu a fé de outra maneira. Durante a visão, Jesus, “Moisés” e “Elias” falaram sobre a “partida, que [Cristo] estava destinado a cumprir em Jerusalém”. (Lucas 9,31) “Partida” é tradução de uma forma da palavra grega "éxodos". Este êxodo, ou partida, evidentemente envolvia tanto a morte como a ressurreição de Jesus, da parte de Deus, à vida espiritual. (1 Pedro 3,18) De modo que a transfiguração fortaleceu a fé na ressurreição de Cristo. Em especial, edificou a fé, fornecendo evidência convincente de que Jesus seria o Rei do Reino messiânico de Deus. Ademais, a visão mostrou que o Reino seria glorioso.
A transfiguração também fortaleceu a fé nas profecias bíblicas. Uns 32 anos depois (cerca de 64), Pedro ainda se lembrava dessa experiência e escreveu:

Na realidade, não é baseando-nos em hábeis fábulas imaginadas que nós vos temos feito conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas por termos visto a sua majestade com nossos próprios olhos. Porque ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando do seio da glória magnífica lhe foi dirigida esta voz: Este é o meu Filho muito amado, em quem tenho posto todo o meu afeto.
Esta mesma voz que vinha do céu nós a ouvimos, quando estávamos com ele no monte santo.
Assim demos ainda maior crédito à palavra dos profetas, à qual fazeis bem em atender, como a uma lâmpada que brilha em um lugar tenebroso até que desponte o dia e a estrela da manhã se levante em vossos corações. (2 Pedro 1:16-19).

O Significado Dela Para Você

Sim, Pedro encarava a transfiguração de Jesus como poderosa confirmação da palavra profética de Deus. O apóstolo João talvez também tenha aludido a essa visão ao dizer: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1,14) Similarmente, a transfiguração pode edificar sua fé na palavra profética de Deus.
A transfiguração e eventos associados podem fortalecer sua fé de que Jesus é o Filho de Deus e o prometido Messias. Pode reforçar sua crença na ressurreição de Jesus para a vida espiritual no céu. Esta surpreendente visão também aumenta sua fé no governo de Deus, pois a transfiguração foi um antegosto da glória de Cristo e do poder do Reino.
É especialmente fortalecedor da fé saber que a transfiguração de Cristo apontava para os nossos dias, quando a presença de Jesus é uma realidade. (Mateus 24,3-14 - 2 Pedro 3,13) Você poderá usufruir suas infindáveis bênçãos se exercer fé nas maravilhosas coisas retratadas na transfiguração de Jesus Cristo.

Condensado por Emerson de Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário