E, por fim, meu Imaculado Coração triunfará!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Carta de um leitor a um site católico sabre Adão e Eva

Minha esposa participou de um curso em que o palestrante disse que Adão e Eva eram apenas figuras de expressão. Que foram colocados na Palavra apenas para mostrar como DEUS criou os seres humanos. Poderiam dar uma explicação?

Resposta:

Muitos Bispos e presbíteros da Igreja estão abandonando a Sã Doutrina para darem ouvidos às fábulas enganosas e pior: querem arrastar os fiéis para o erro deles. É um completo absurdo que se permita ensinar tamanhas heresias. A gravidade disto é tão séria que esses erros são ensinados até mesmo em cursos de teologia. Com efeito, a teologia que deveria ser instrumento para o aperfeiçoamento na Fé, está sendo a porta de entrada da apostasia.A negação da realidade do relato do Gênesis tem fundo modernista. Dizem os modernistas que Deus criou a humanidade não de um só casal, mas de vários. Esta teoria é conhecida como poligenismo e foi condenada na Humani Generis do Papa S. Pio XII:

37. Mas, tratando-se de outra hipótese, isto é, a do poligenismo, os filhos da Igreja não gozam da mesma liberdade, pois os fiéis cristãos não podem abraçar a teoria de que depois de Adão tenha havido na terra verdadeiros homens não procedentes do mesmo protoparente por geração natural, ou, ainda, que Adão signifique o conjunto dos primeiros pais; já que não se vê claro de que modo tal afirmação pode harmonizar-se com o que as fontes da verdade revelada e os documentos do magistério da Igreja ensinam acerca do pecado original, que procede do pecado verdadeiramente cometido por um só Adão e que, transmitindo-se a todos os homens pela geração, é próprio de cada um deles” (1).

E porque os modernistas insistem em negar o ensino tradicional da Igreja? Essa gente não dá ponto sem nó. Eles trabalham para a demolição da Igreja. Da negação de que Adão e Eva não foram reais segue a negação da doutrina do Pecado Original. Segundo os modernistas, não há pecado original, logo o homem não precisa da Igreja para ministrar-lhe os sacramentos e conduzi-lo a Cristo.O Concílio de Trento emitiu uma série de condenações sobre estas doutrinas modernistas (2).

Paulo também confirma a Doutrina do Pecado Original: "Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram" (Rm 5,12). Também confirma que por causa Pecado Original, o homem necessita da salvação por Cristo: "Mas, com o dom gratuito, não se dá o mesmo que com a falta. Pois se a falta de um só causou a morte de todos os outros, com muito mais razão o dom de Deus e o benefício da graça obtida por um só homem, Jesus Cristo, foram concedidos copiosamente a todos" (Rm 5,15).Como se vê, na palestra que sua esposa assistiu foram ensinadas doutrinas modernistas e não católicas.Tome providências a respeito. Procure o clérigo responsável pelo curso. Se não adiantar, procure o Bispo. Se não adiantar, me escreva. Procurei o Núncio Apostólico (embaixador do Papa) pois moro em Brasília.

Em Cristo Jesus,

Prof. Alessandro Lima.

Fonte: http://www.veritatis.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Realmente, Adão e Eva existiram. A Bíblia registra o nome do casal que deu origem à humanidade (ver Gênesis capítulos 1, 2, 3, etc.). Além de a Bíblia afirmar a realidade de que existiram nossos primeiros pais, temos fontes que nos dão fortes evidências:

A ANTROPOLOGIA DESCRITIVA (ou Etnologia) é um ramo da ciência que concorda que todos nós descendemos de um casal (isto é chamado de monogenismo). A antropologia não diz o nome deste casal (Adão e Eva), mas o fato de concordar com a posição bíblica de que todos descendem de um par de seres humanos, é uma forte evidência de que a Bíblia está com a razão.

A LINGÜÍSTICA HISTÓRICA também afirma que as diversas línguas se originaram de uma. Isto está em acordo com o relato do Gênesis sobre a Torre de Babel (ver Gênesis 11).

As DIFERENTES CULTURAS, com seus relatos sobre a origem da humanidade, também evidenciam a autenticidade da Bíblia em relação ao assunto. Veja a seguir o que disse o professor Orlando Rubem Ritter no livro “Por Que Creio” (Casa Publicadora Brasileira), escrito pelo jornalista Michelson Borges:

“Na tradição hindu, aparece o ancestral ADAMU (veja que este nome, bem como os que virão a seguir, é parecido com ADÃO); e na tradição sumeriana, a mais antiga civilização pós-diluviana, aparece ADAPA. Segundo essa tradição, Adapa vivia num país onde não havia morte, o ar era puro e a água, limpa. Mas Adapa acabou perdendo o direito à imortalidade. Várias culturas possuem relatos que mostram uma origem comum para a humanidade, com Adão e Eva, no jardim do Éden” (pág. 165, grifos acrescidos). E, a maior de todas as evidências da existência de Adão e Eva terem existido está no fato de que JESUS comprovar a autenticidade do Gênesis (conquanto as pessoas não aceitem o Jesus divino, ateus crêem no Jesus histórico). Você pode ler sobre isto em Mateus 19,4-5 onde Cristo faz uma referência direta ao casal que viveu no jardim do Éden. Para o cristão, isso já bastaria para confirmar a veracidade da história de Adão e Eva.

Leandro Soares de Quadros
EQUIPE DE CONSELHEIROS DA BÍBLIA ONLINE




Nenhum comentário:

Postar um comentário