E, por fim, meu Imaculado Coração triunfará!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Mais uma Campanha Inútil

Campanha da Fraternidade 2011: escolhidos o tema e o lema
22/06/2009 - 18h00

Aconteceu nos dias 15 e 16 a reunião do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB (Consep), em Brasília. Esta reunião teve o intuito de avaliar a Campanha da Fraternidade 2009 (CF) “Fraternidade e Segurança Pública” e escolher os temas e lemas para a Campanha de 2011.

Ah, mas cadê a democracia na escolha do tema??? Por que as dezenas de milhares de pastorais pelo país não foram consultadas? Seria medo de que elas escolhessem, por intervenção divina, algum tema que lembrasse um pouco a quaresma? Talvez...

“A reunião acontece todos os anos e tem como finalidade avaliar a campanha do ano corrente, apresentar a campanha do ano seguinte e a escolha do tema e do lema para a campanha de dois anos depois”, afirmou o secretário executivo da CF, padre José Adalberto Vanzella.

Ficou escolhido então que em 2011 o tema será “Fraternidade e a vida no planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto”. E em 2010, a Campanha será ecumênica e terá como tema “Economia e vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, escolhido no ano passado.

Ou seja, um pequeno grupo de padres e leigos, reunidos numa salinha em Brasília, decidiu como nós, “Povo de Deus”, devemos viver a nossa quaresma... E depois é justamente esse mesmo grupinho que crítica a Cúria Romana por ser “autoritária”!
Quem geme as dores do parto somos nós, católicos mentalmente saudáveis. Somos obrigados a engolir mais uma campanha ridícula, desvirtuada do sentido pleno e sacro do período da quaresma e alienada de qualquer raiz cristã!

A avaliação da CF 2009 é feita pelo Consep, juntamente com os responsáveis pela Campanha da Fraternidade nos Regionais e pelos assessores da CNBB.

Deveriam deixar os milhares de católicos insatisfeitos com a esdrúxula quaresma brasileira se manifestarem pública e audivelmente.

O padre José Vanzella, apresentou os números da avaliação colhidos a partir de questionários enviados às dioceses e regionais. A análise dos dados, enviados pela internet, teve o auxílio da professora da Universidade Católica de Brasília (UCB), Maria Valéria. O resultado mostra que a Campanha foi realizada com êxito e que a Via Sacra foi um dos subsídios mais usados pelas paróquias.

A Via Sacra da Libertação! Textos com uma profundidade abissal!

Uma preocupação do Consep foi o baixo número de dioceses que participaram da avaliação, apenas 17% respondendo ao questionário. Segundo padre Vanzella, esse número aumentou em relação ao ano passado.

Ora, então a avaliação não pode ser tomada como positiva sendo que apenas 17% responderam ao questionário. E os outros 83%? Será que, como numa ressaca, acordaram depois da Páscoa e perceberam o estrago que fizeram e como foi infrutífera a campanha?
Como podem afirmar que a campanha teve êxito se praticamente ninguém participou do processo de avaliação? Soa-me uma desonestidade intelectual dizer tal coisa. Mascaram o fato, para fazer sobreviver uma estrutura há muito obsoleta e sem o menor sentido.
É o Consep quem cria, como o Dr. Frankstein, a CF e o próprio Consep, num misterioso processo de avaliação, nos diz que “a Campanha foi realizada com êxito”. Quem acredita? Quem leva a sério?

Ainda de acordo com o padre Vanzella, após a escolha dos temas o próximo passo será a realização de um seminário que acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro, na sede da CNBB em Brasília, para estabelecer os assuntos e as estruturas para a Campanha de 2011 e, posteriormente, apresentá-las para aprovação dos bispos.

Quem sabe se enviarmos algumas mensagens aos bispos com bom senso eles não poderão “interceder” pela nossa sã quaresma? Dom Alano Pena, Dom Antonio Carlos R Keller, Dom Fernando Guimarães, Dom José Sobrinho, são bons nomes para chamar a atenção para a secularização absurda da CNBB. Chega de campanhas vazias!
É preciso que os bispos rechacem claramente o tema e o lema propostos para 2011. Para 2010 não há o que fazer, mas precisamos evitar o empobrecimento da Quaresma de 2011. Recusar as “dores do parto” em 2011 seria um sinal claro de mudança, de conformidade ao pontificado de Bento XVI. Rompam sonoramente com as estruturas empoeiradas, com os saudosismos.
E também precisamos escrever desde já para a Cúria e para a Nunciatura (este último não creio que teria algum efeito). Enviemos cartas ao Cardeal Canizares pedindo que a Quaresma, período penitencial tão importante, seja respeitado como tal. Enviemos cartas ao cardeal Ré (ou seu sucessor), também para os outros diversos dicastérios romanos.
Precisamos salvar a quaresma no Brasil! Ainda há tempo.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário